Ir para a Página Principal 
 Artigos Palavra da Parteira
por Ana Cristina Duarte
 
 Serviços para Profissionais Para profissionais (cursos, oficinas, consultoria)
 Serviços para Gestantes Para Gestantes (cursos, yoga, atendimento)
 Produtos Produtos
vídeos, livros,
e outros
 Eventos Histórias de Parto
relatos de mulheres especiais
 Outros Links
Cadastre-se
 
 Produtos
Gravidez Natural - Janet Balaskas
 

Título Gravidez Natural
Autor Janet Balaskas
Ano 1999
Num. de páginas 96
Encadernação Brochura
Fotografias e ilustrações coloridas
Peso 0,5 kg

DESCRIÇÃO

PREFÁCIO

É um prazer apresentar o livro de Janet Balaskas sobre gravidez natural. Ele vem ao encontro da necessidade de uma abordagem holística a de gravidez e apresenta uma visão equilibrada a das terapias disponíveis atualmente dentro da medicina complementar.
Em 1981, Janet cunhou termo "Parto ativo". Desde então, tornou-se uma das principais responsáveis pela nova abordagem prática e filosofia de parto. O movimento parto ativo exprime a necessidade que os pais sentem de participar e assumir a responsabilidade por sua própria saúde e a saúde de seus filhos no período da gravidez, durante e após o parto.

Nossa saúde está ligada à saúde do planeta - a conscientização da necessidade de proteger o meio ambiente no qual vivemos está se desenvolvendo rapidamente em todo mundo. Os governos estão sofrendo cada vez mais pressões para armazenar os recursos naturais e encontrar maneiras de preservá-los para as gerações futuras. Cada nascimento, cada novo ser que nasce tem um papel importante a desempenhar. Gravidez natural é uma das inúmeras vozes que atualmente desafiam políticos, médicos e parteiras a respeitar o curso natural da vida e transferir as lições que estão aprendendo com o meio ambiente para as necessidades dos homens, das mulheres e dos bebês enquanto eles se preparam para o nascimento. Boa saúde, mente alerta e coração aberto certamente ajudam a estimular o curso natural e reduzem a necessidade de intervenções tecnológicas.

Os conselhos sobre saúde e curas oferecidos neste livro são simples e fáceis de serem colocados em prática. Ele cobre tratamentos e técnicas holísticas simples e orienta o leitor na busca do bem-estar emocional e espiritual, boa forma física, flexibilidade boa nutrição. Se utilizados sob orientação de um médico e um terapeuta complementar, gravidez natural irá preencher a lacuna entre os métodos convencionais e alternativos de se manter saudável.

Yebudi Gordon MD MRCOG FGOGSA Obstetra Consultor




SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - EMOÇÕES
Capítulo 2 - NUTRIÇÃO
Capítulo 3 - IOGA E EXERCÍCIOS
Capítulo 4 - MASSAGENS
Capítulo 5 - TERAPIAS NATURAIS
Capítulo 6 - CURA HOLÍSTICA
LEITURAS ADICIONAIS
ÍNDICE REMISSIVO
AGRADECIMENTOS

 

INTRODUÇÃO

Este livro foi escrito para ajudá-la a assumir a responsabilidade por sua própria saúde e a harmonia de seu corpo, mente e espírito nos meses que a precedem o parto. Seu conteúdo irá guiá-la e estimulá-la a descobrir e desenvolver seus recursos interiores enquanto se prepara para dar à luz em ser mãe. Seu objetivo também ajudá-la a proteger alimentar seu filho antes do nascimento o e a tirar o melhor proveito de seu próprio potencial, a fim de influenciar o desenvolvimento do bebê de maneira positiva antes do parto.

Depois da invenção do fórceps do século 18, o parto no ocidente ficou cada vez mais sob o controle dos médicos. Pouco a pouco, as mulheres perderam contato com sua própria força e seu potencial para dar à luz, quando a posição reclinada passiva e, mais tarde, o uso da anestesia tornaram-se práticas comuns. Como o uma seqüência lógica, a arte da amamentação diminuiu e uso de mamadeiras virou norma. Durante este período a própria gravidez era considerada um estado de sêmen invalidez. As mulheres grávidas eram cercadas de tabus e histórias de velhas comadres e o parto se tornaram assunto eminentemente médico.

Felizmente, houve uma reação contra esse tipo de atitude. Hoje, a gravidez é vista como um acontecimento normal e saudável, e a uma tendência crescente em todo mundo para o parto ativo natural e a amamentação. No entanto, os cuidados pré-natais ainda são destinados a "Pacientes" em se preocupam, sobretudo, com um controle médico e exames para se detectar possíveis problemas. Raramente há interesse em sua vida emocional e muito menos em ajudá-la a desenvolver ao máximo sua saúde e bem-estar. Não se pode negar que obstetrícia moderna é inestimável quando surgem problemas ou dificuldades, mas muitas mulheres estão questionando o uso rotineiro de cirurgias, medicamento e buscando maneiras mais naturais de enfrentar uma gravidez e um parto livres de problemas. Daqui a alguns anos, as mulheres terão maior liberdade para escolher entre as diversas alternativas no âmbito da assistência à maternidade. Os cuidados adequados com a gravidez, mesmo que se beneficie da ciência (quando necessário), darão maior ênfase às terapias complementares, a boa nutrição e aos exercícios. À medida que importância do relacionamento entre a gestante e a parteira for mais amplamente reconhecida, a antiga arte da cura associada tradicionalmente ao trabalho da parteira será restaurada.

Gravidez natural oferece uma abordagem holística da gravidez, com o objetivo de ajudá-la a aumentar sua segurança e autoconfiança, encorajando a se preparar física, emocional e espiritual mente durante os nove meses de gestação. O primeiro capítulo traz conselhos sobre como lidar com os desafios emocionais da gravidez calma, o concentrando-se por meio de respiração e meditação profundas. Os capítulos sub seqüência antes dão orientações claras e práticas de como manter-se saudável durante a gravidez. Elas abrangem os princípios de uma dieta nutritiva e a sadia e dão instruções passo a passo para a prática da ioga básica, além de seqüência a de massagens que irão aprofundar suas consciências sobre o corpo e ajudá-la a ter confiança nos processos milagrosos do parto e da amamentação.

Esta maneira de se preparar para o parto, voltada para o corpo, foi desenvolvida nos anos em que venho me dedicando ao trabalho com gestantes que freqüentam o centro de parto ativo, em Londres. Baseou-se, também, nas minhas experiências pessoais e no parto de meus quatro filhos. Até o, o mais novo, nasceu em casa, poucos meses antes deste livro começar a ser escrito. Pesava 5 Kg e, apesar de hoje eu estar com mais de 40 anos, nasceu, como seu irmão suas irmãs, sem complicações os bens, graças a uma gravidez natural.

A prática regular e obra, meditação e massagem é a melhor maneira de se preparar para o parto e a maternidade. Ela e irá proporcionar a sua mente e ao seu corpo uma união saudável e muito mais é eficaz para a ajudá-la a conseguir um parto ativo é natural do que a aquisição de muitas informações teóricas e a aprendizagem de complicados métodos respiratórios.
Os dois capítulos finais descrevem terapias naturais ou alternativas, e eficácia para restabelecer e manter a saúde durante a gravidez. Muitas das disposições como um dos que podem ocorrer durante a gravidez foram incluídas, juntamente com orientações seguras para sua prevenção, auto-ajuda e tratamento profissional utilizando terapias naturais.

No centro de parto ativo, trabalho junto com outros médicos alternativos que usam terapias naturais para tratar dos problemas emocionais e desconfortos físicos que as gestantes costumam enfrentar. Tenho testemunhado os efeitos poderosos de cura que essas terapias podem proporcionar, sem trazer qualquer risco a vida da mãe ou do bebê. Elas trazem, freqüentemente, alívio para problemas específicos, para os quais a medicina ortodoxa tem pouco a oferecer.

Espero que este livro possa ajudá-la a desfrutar de tirar o máximo proveito de sua gravidez. Conhecer a melhor forma de manter a própria saúde por meio de exercícios e massagens pode fazer uma enorme diferença na maneira de você se sentir. Quando usadas adequadamente, as terapias naturais irão ajudá-la a desenvolver ao máximo o seu potencial interior no que diz respeito à saúde. Elas irão também aumentar o seu senso de poder e responsabilidade e despertar o seu instinto maternal para que você possa tratar do bebê de maneira natural após o parto. Espero que você se sinta animada a tirar proveito dos grandes benefícios que as terapias naturais e tenha a oferecer neste momento o livro ajude a estimular uma mudança para uma abordagem mais holística nos cuidados pré-natais.

 

  Fazer Pedido
 
Copyrights: GAMA - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução das imagens ou do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Quem Somos
Onde Estamos
Mapa do Site
Fale Conosco
GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa - Rua Natingui, 380 - Vila Madalena - 05443-000 - São Paulo, SP
Telefones: clique aqui - E-mail: CLIQUE AQUI